Anastasia Steele é uma personagem fictícia criada pela escritora E.L. James na trilogia Cinquenta Tons de Grey. Anastasia é uma estudante universitária de literatura inglesa que se apaixona pelo bilionário e dominador Christian Grey.

Apesar de não ser tímida quando se trata de sua sexualidade, Anastasia também é uma amante de livros e leitura, e a autora faz várias referências a obras literárias ao longo dos três livros.

Mas qual seria o livro favorito de Anastasia Steele? Apesar da autora nunca ter deixado essa informação explícita nos livros, há algumas pistas que podemos seguir.

Em uma das cenas do primeiro livro, Christian e Anastasia estão conversando sobre seus livros preferidos. Christian menciona O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte e Romance da Rosa de Guillaume de Lorris e Jean de Meun. Anastasia, por sua vez, não revela seu livro favorito, mas menciona que gosta de romances e que se sente em contato com as emoções enquanto lê.

Essa afirmação parece ser bastante coerente com a personalidade romântica e emotiva de Anastasia, o que nos leva a crer que seu livro favorito seja algum romance.

Outra pista interessante é que Anastasia é uma grande fã do poeta britânico Thomas Hardy, que é citado diversas vezes nos livros. Thomas Hardy é conhecido por suas obras com temáticas amorosas, como Longe deste Insensato Mundo e Jude, o Obscuro. Portanto, pode ser que Anastasia tenha se identificado com algum livro de Hardy.

Além disso, Anastasia também é referenciada como uma fã de Jane Austen, autora de clássicos da literatura como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Assim, é possível que o livro favorito de Anastasia Steele seja algum romance de Austen.

Apesar de não termos uma afirmação concreta da autora sobre o livro favorito de sua personagem, podemos imaginar que Anastasia seja uma amante de livros românticos e emocionais, assim como a personagem em si.

De qualquer forma, é interessante notar como a literatura e os livros são importantes para Anastasia Steele e que essa paixão por histórias românticas pode ter contribuído para a criação de um dos romances mais famosos da última década.

Assim, podemos concluir que, por mais que não saibamos exatamente qual é o livro favorito de Anastasia Steele, fica evidente que a literatura é uma paixão importante na vida da personagem e que isso faz parte da construção do seu perfil e de sua história.